Abstract:
Objetivando contribuir para a reurbanização da Ásia, a partir da China, o presente trabalho empenha-se em apresentar o contexto intelectual e sócio político das vivências dos autores nesse país e o resultado de seus esforços em prol da realização de suas proéxis a dois, na condição de dupla evolutiva. Paradiplomacia, no contexto deste trabalho, refere-se à diplomacia multidimensional. Os autores procuram mostrar que a execução da tares na China é uma tarefa delicada: programações existenciais de caráter multigrupais, multiinstucionais, multiculturais, multilingües, multidimensionais e multiexistenciais vivenciadas. Os resultados do trabalho de reurbanização na China, em sistema ditatorial, a partir da sua intelligentsia ou formadores de ideologia, são demonstrativos da necessidade do uso de estratégias assistenciais peculiares e flexíveis, fora do padrão de apresentação das verdades relativas de ponta da Conscienciologia. Essas estratégias paradiplomáticas universalistas e fraternais são baseadas no trinômio elegância-paciência-persistência. Os autores usam recursos de “entrelinhagem”, conceitos conscienciológicos explica dos através do pensamento antigo chinês, que funcionam como elementos de rapport e facilitadores do entendimento da Conscienciologia em outras culturas, principalmente aquelas em que a liberdade de expressão ainda se encontra restrita. Nessa condição, muitos são os contextos maxifraternos em que o uso de conduta-exceção torna-se conduta-padrão.
Description:
Com o desenvolvimento e o aprimoramento tecnológico dos meios de comunicação, por exemplo a Internet, a idéia de que o mundo está tornando-se uma “aldeia global” parece verdadeiramente correta. De acordo com a perspectiva conscienciológica, pode-se ampliar esse conceito para “aldeia multidimensional”, se for estendido às dimensões extrafísicas e forem incluídos outros componentes do universo: as consciências extrafísicas. Dessa maneira, ao lidar com proéxis transculturais deve-se sempre lembrar que diferentes partes do mundo vivenciam realidades bem opostas uma das outras, e aquilo que parece ser normal em um hemisfério pode ser considerado totalmente inoportuno no oposto, podendo ocorrer o mesmo entre continentes. Nesse contexto, pode-se incluir aspectos triviais, tais como: gestos, cumprimentos, maneirismos, tom de
voz, proximidade entre o interlocutor e ouvinte, tipo e cor da roupa, hierarquias sociais e etiqueta à mesa.