Abstract:
Este artigo se propõe a incentivar os leitores e leitoras a pensarem sobre o exercício maduro e cosmoético do livre-arbítrio tendo por base os princípios cosmoéticos e o referencial do serenão. A pesquisa foi realizada
com auto e hetero-observação, principalmente na contingência pandêmica do covid-19 que assoberbou o planeta a partir do final de 2019, trazendo à tona mundial debate entre os limites de exercício da liberdade.
Iniciou-se inquirição pessoal sobre a influência da empatia sobre o amadurecimento do livre-arbítrio e o binômio livre arbítrio–limite. Surgiu então a reflexão sobre como a qualidade da cosmoética interferiria homeostaticamente na liberdade interna e quais técnicas principiológicas poderiam ser aplicadas à qualificação de tal liberdade.
Description:
Referencial. Este trabalho teve de inspiração a reflexão da autora sobre direitos e deveres atrelados ao princípio constitucional da liberdade, especificamente, do exercício do livre-arbítrio, além do verbete do prof. Waldo Vieira intitulado “Liberdade Vinculada”.