Este artigo estuda as formas de autoexpressão durante interlocuções cons cienciais, buscando analisar tipos de reações e comportamentos comunicativos manifestos durante conversação com divergência de ideias e opiniões. Descreve os modos mais comuns de reação, demonstrado pela autoexpressão do éthos consciencial, fator determinante para a definição do perfil de campo holopensênico interlocutório instalado, se mais pacífico ou se mais belicista, propondo o uso do éthos assistencial. Apresenta reflexão e exemplos pessoais quanto às posturas internas e externas revela doras do tipo de aceitação dos fatos e ideias alheias, se aceitação autêntica ou se aceitação inautêntica, além de considerar as repercussões de tal escolha e o posicionamento perante o outro e a si mesmo.
This paper assesses selfexpression modes during consciential interlocutions, seeking to analyze types of communicative reactions and behaviors manifested in conversations bearing diverging ideas and opinions. It describes the most common reaction modes following selfexpression of consciential ethos, a decisive factor in the definition of the interlocutory holothosene kind, rather pacific or rather bellicose, proposing the use of assistantial ethos. It presents reflection and personal examples about inner and outer postures showing the acceptance kind concerning facts and other people's ideas, that is to say, whether this acceptance is authentic or inauthentic, besides considering the reverberations of such choice and positiontaking before the other and before oneself.
Este artículo estudia las formas de autoexpresión durante interlocuciones concienciales, buscando analizar tipos de reacciones y comportamientos comunicativos manifiestos durante conversación con divergencia de ideas y opiniones. Describe los modos más conocidos de reacción, demostrado por la autoexpresión del éthos con ciencial, factor determinante para la definición del perfil de campo holopensénico dialogístico instalado, si más pacífico o si más belicista, proponiendo el uso del éthos asistencial. Presenta reflexión y ejemplos personales cuanto a las posturas internas y externas reveladoras del tipo de aceptación de los hechos e ideas ajenas, si aceptación auténtica o si aceptación inauténtica, además de considerar las repercusiones de tal elección y el posicionamiento frente al otro y a sí mismo.