Resumen:
O presente artigo examina técnicas auto e gruporrevezamentais utilizadas pelo propositor da Enciclopédia da Conscienciologia e pela própria autora do artigo, notadamente a do entrelinhamento técnico (Vieira, 1997, 2004) e do nicho pesquisístico (Manfroi, 2018, p. 21.708). Utiliza levantamento bibliográfico e quantitativo da produção neoenciclopédica relativa às especialidades conscienciológicas, às Instituições Conscienciocêntricas (ICs) e quanto ao ranking de verbetógrafos da megagescon, refletindo sobre o aproveitamento da oportunidade de construção de nicho pesquisístico pessoal e coletivo, com vistas ao auto e gruporrevezamento multiexistencial lúcido.
Descripción:
Contexto. A Enciclopédia da Conscienciologia é a megagescon grupal dos neoenciclopedistas autoinclusos na obra de referência da Ciência das Ciências, proposta e coordenada até 2015 pelo Prof. Waldo Vieira (1932–2015). A diversidade de coautores e temáticas fazem deste empreendimento mentalsomático exemplo de megacápsula do tempo grupal de centenas de verbetógrafos, ao modo de holomemória coletiva a ser resgatada em ressomas futuras (Gruporrevezamentologia).
Foco. A proposta deste artigo é refletir sobre a técnica do entrelinhamento de autoria de Vieira, na condição de estratégia auto e gruporrevezamental, acrescida do rol tecnológico proposto e aplicado pela autora desse estudo. O foco é enfatizar a importância da opus major grupal no âmbito da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), notadamente na pertinência estratégica da aplicação das técnicas auto e gruporrevezamentais do entrelinhamento e do nicho pesquisístico.